-
Arquitetos: Viento Norte
- Área: 320 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Matias Riveros
-
Fabricantes: Atika, Casa Mobili, Fuegos del Sur, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Cruz é um projeto de habitação situado em um terreno rural de Puerto Varas, Chile. Ela foi projetada pelas arquitetas da Viento Norte, que buscaram integrar a casa ao seu entorno natural de maneira harmoniosa e respeitosa.
No terreno, encontra-se uma floresta nativa de média altura. Essa condição foi determinante no projeto. Em primeiro lugar, busca-se que a casa se separe do solo para habitar na altura da copa das árvores. Em segundo lugar, a solução de elevar a casa serve para obter uma maior captação de luz solar natural. Por último, o projeto se adapta e trabalha com a inclinação natural do terreno, gerando uma relação em diferentes níveis com o exterior.
A forma da casa consiste em dois volumes que se intersectam, criando uma cruz em dois níveis. Os volumes em sentidos opostos geram um exterior coberto que é aproveitado para diferentes ambientes. Os volumes apresentam telhado de duas águas, uma solução tradicional da região que funciona perfeitamente para as condições de chuva do local.
A distribuição espacial da casa foca em criar diferentes espaços para estar e desfrutar da vida do sul. No primeiro nível, encontra-se o setor funcional e de serviços da casa, com um grande estacionamento coberto, pátio de manobras, despensa e lavanderia. A casa é acessada a partir desse primeiro andar, de frente para a área da churrasqueira e terraço coberto. Uma área pensada para receber visitas de maneira confortável e espaçosa, conectando-as também com o exterior. Neste primeiro andar, também se encontra um quarto de visitas e uma sala para fazer esportes indoor.
No segundo nível, distribuem-se os ambientes destinados à habitação; ao subir a escada, você é recebido pelo espaço principal de estar e sala de jantar, com uma grande janela com vista para a copa das árvores e para os vulcões distantes. A cozinha, integrada a esse espaço, ocupa um lugar de destaque, com um design contemporâneo e acolhedor. A esse espaço também se integra a sala de jogos para as crianças, separada por uma divisória de vidro que permite ter controle visual desde a área dos adultos.
Estruturalmente, a casa foi um desafio. Sustentar o segundo nível elevado, deixando o espaço livre no primeiro, foi possível com uma estrutura metálica de pilares e vigas. A estrutura metálica é complementada com a estrutura de madeira tradicional. No interior, a casa foi revestida com tábuas de pinus pintadas de branco para trazer luminosidade e acolhimento. Para o exterior, combina chapa de zinco de cor grafite, com telha de madeira reutilizada e também tábuas de pinus pintadas, criando uma fusão entre o tradicional e o contemporâneo.